22 de nov. de 2010

O mundo global visto pelo lado de cá.





Fonte: onordeste.com


           


Esse filme traz a realidade da periferia do sistema capitalista no processo da globalização.
            Milton Santos nasceu em Brotas de Macaúbas, no interior da Bahia no ano de 1926 e veio falecer no ano de 2001, foi um grande geógrafo. Trabalha com o lado do contraditório, considerado um dos maiores pensadores brasileiro do séc. XX.
            Neste filme ele mostra que não é contra a globalização e sim, contra esse modelo perverso e vigente no mundo, e ver possibilidades de uma construção mais justa e humana de um novo mundo.  Milton Santos ressalta bem a desigualdade social e a falta de cidadania entre os povos, vivemos alienados a esse sistema capitalista o globaritarismo como era chamado o sistema econômico que favorecia apenas os ricos e assim distribuindo mais pobreza para os desfavorecidos.
            Ele defende a concretização da democracia como processo facilitador da conquista da liberdade de vida o conceito de espaço e uma abordagem inovadora.
            Para se ter mudança tem que haver a conscientização de todos.  Acredito que essa esperança deva continuar em cada coração.
 
 
Comentário:
O filme relata a realidade atual do mundo na opinião de Milton Santos, ele coloca a globalização como um meio que atualmente está contraditório ao seu significado sugerindo que não é contra  a globalização mas sim contra as mudanças que o homem fez.
Atualmente, a desigualdade social vem sendo distribuida em todo Mundo, pois, os direitos que todo ser humano deveria ter não estáo sendo respeitados, trazendo assim apenas os direitos aos que tem uma classe social alta que é definida pelo seu "status" em meio a sociedade.

Autoria: Maria Genissônia de Souza Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário